Estamos vivendo um momento delicado no mundo e isso requer de nós paciência e cuidado, pois em meio a tantas informações esse momento pode se tornar um vilão para nossa saúde mental. Precisamos entender que ficar em casa nesse momento é essencial para a nossa sobrevivência e o maior ato de amor ao próximo que podemos expressar. Entretanto, o distanciamento social tem sido uma tortura para algumas pessoas, por não conseguirem se acostumar com o isolamento, por não poder estar afastado ou por estarem em uma situação de fragilidade emocional e todos esses motivos precisam ser preservados e cuidados de maneiras distintas.
Esse post é para que possamos entender o quão importante é olhar para dentro de si, compreender questões pessoais que por conta da rotina foram deixadas para depois, entender qual o nosso papel diante de toda e qualquer situação de desconforto e como posso viver melhor socialmente. Não existe receita para tudo isso, mas o objetivo é aproveitarmos o tempo livre para praticar o autocuidado e por consequência despertarmos o autoconhecimento.
Mas por que o autoconhecimento é tão importante? No momento em que elevamos nossa mente e passamos a perceber que somos responsáveis por nossas ações e que essas ações influenciam na vida do outro, nesse momento criamos a percepção de alteridade. Não sabemos o que o outro passa ou sente, mas podemos compreender e respeitar isso. Esse exercício é de extrema importância para que possamos passar por esse caos. De acordo com Giraldes (2011) “Quando nos conhecemos melhor, toleramos mais, entendemos mais, respeitamos mais, enfim, aprendemos a viver em sociedade.”
A quarentena é um privilégio e se você pode usufruir, aproveite ao máximo esse momento a sós consigo mesmo. Por outro lado, precisamos ter consciência de que muitas pessoas não podem se dar ao luxo de ficar em casa, pois a nossa sociedade ainda obriga a empregada doméstica a ir trabalhar, pegar ônibus lotado, colocar-se em risco para que seus patrões tenham uma quarentena confortável. É esse tipo de reflexão que precisamos ter, é esse tipo de elevação mental que precisamos alcançar, para só assim sermos capazes de mudar a realidade da sociedade em que vivemos e o autoconhecimento é a base para que todo esse processo seja possível.
Isso posto, espero que todos estejam bem, continuem seguindo as orientações da OMS, fiquem em casa se puderem, cuidem-se, leiam mais, busquem conhecimento, percebam-se e amem-se, transcendam e sejam luz na vida das pessoas a sua volta.
Xêro! 💜
REFERENCIAS:
GIRALDES, Paulo. Autoconhecimento nos ajuda a viver melhor em sociedade. Disponível em:< https://www.minhavida.com.br/saude/materias/13056-autoconhecimento-nos-ajuda-a-viver-melhor-em-sociedade >. Acesso em: 12 abr. 2020.